GRANDES DESCOBERTAS
ELISMAR SANTOS
Antes que comece a ler está crônica, vai até a janela e, por favor, dá uma olhada no tempo. Veja direitinho. Vai chover?
Tudo bem. Não se preocupe, estou apenas testando a conjugação do meu imperativo, afirmativo e negativo. Tudo isto porque durante esta semana aprendi muita coisa. Sim, aprendi muita coisa! Como ?! Dando aula (ou, talvez vendendo aula) e prestando atenção no que se passa ao nosso redor. Eis algumas descobertas:
. A vírgula é de grande importância no nosso dia-a-dia, pois se não a usarmos de forma adequada podemos perder todo o sentido de uma frase, de um texto, quiçá de nossa vida;
. O adjunto adverbial, quando no final da frase, não pede a vírgula; no entanto, se deslocado do seu habitat natural, não consegue viver sem ela;
. Carpe Diem não é uma filosofia vã e sem fundamento, contrariamente, é o correto aproveitamento de cada instante, com responsabilidade e objetividade.
O que temos até aqui são apenas descobertas escolares; o mais importante, aparentemente, muitos ainda não são capazes de compreender: Secas intensas, terremotos avassaladores, chuvas catastróficas, frios insuportáveis, o derretimento das geleiras polares, o efeito estufa... Será que a natureza não está nos dando algum aviso importante?
Mais uma vez, por favor, vai até a janela e, por favor, dá uma olhada no tempo. Veja direitinho. Vai chover?
Um abraço do poeta!
Coração de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário