quarta-feira, 16 de abril de 2014

AS LAVANDERIAS

Quando falaram que aquele deputado tinha uma lavanderia, logo pensei naqueles locais onde se lavam as roupas. Só depois é que me falaram que se tratava de lavagem de dinheiro. E o mais incrível de tudo é que quase todos os deputados, senadores, governadores e presidentes – sem falar dos prefeitos e vereadores – possuem suas lavanderias. Assim, talvez, nenhum deles possua dinheiro sujo. Ou não?!

A vida política é muito complicada. Quando eu era telespectador assíduo das TVs Câmara e Senado, gostava de ouvir as palavras do Demóstenes, do DEM, que, com sua voz mansa e equilibrada, demonstrava um grande caráter e seriedade imensurável. Só depois fui ligar o nome à figura diabólica. Talvez não tenha nenhuma ligação, mas, Demóstenes quase rima com demônio.

Quando estive em Brasília, em finais de 2011, tudo me pareceu falso por lá. Não o povo, gente trabalhadeira, a grande maioria oriundas de outros estados, principalmente da região nordeste do país. Falo dos políticos, com seus jeitos serenos e olhar de lince. Acho que por isso, quando fui à Câmara Federal, e por lá perambulei por algum tempo, não me senti bem. Tinha algo de sujo no ar.

Acho que as lavanderias são uma boa idéia. Mas não se deveriam lavar dinheiro. Dever-se-ia era lavar a cabeça de cada corrupto que por lá perambula. E não me venham com a ideia de que os brasilienses sejam todos corruptos. Vide: a maioria dos deputados é oriunda de outros estados. Como dizem alguns candangos: “A corrupção não é só de Brasília, muito dela chega dentro dos aviões que pousam no JK”.


De fato, a única lavanderia que conheci era a do Buriti; bem lá em cima, já perto do São Crispim. E lá não se lava dinheiro. Eu era ainda criança e via as mulheres com a barriga escorada nos tanques, batendo roupas, escovando, passando água e cantando. Outras, que não tinham o dinheiro nem o ingresso ao recinto, iam até a barragem do Renovação e, enquanto cantavam ou contavam causos, batiam as roupas na pedra, como se espancassem essa vida maldita, e corrupta.

Um comentário:

  1. Meu caro prof. pior de tudo que as lavanderias já chegaram aqui em nossa querida e amada Coração de jesus, já tem umas 4, por aí, é que ainda não prestou atenção...parabéns companheiro, sempre inovador meu caro prof.

    ResponderExcluir