domingo, 29 de março de 2020

A CATIRA

Isto foi há muito tempo, quando nem mesmo a televisão havia se proliferado como praga pelas casas dos sertanejos, pois que muitas nem luz ainda possuía, e a única diversão plausível era, nas tardes de domingo, tomar pinga e jogar conversa fora na venda de Cristiano.

Juliano e Luciovaldo eram frequentadores assíduos da venda e, por isso, acabaram por construir uma amizade verdadeira, tornando-se deveras  mútuos confidenciadores. Assim, Juliano ficou sabendo, por palavras do próprio amigo, que as coisas não iam bem na casa do Sanharó.

A esposa de Luciovaldo tinha uma beleza inconteste, mas o amigo não estava satisfeito. Já não sentia mais atração por ela e queria mesmo era uma mulher que o ajudasse na roça, para que pudesse fazer logo o seu pé de meia e não precisasse mais trabalhar debaixo de tanto sol, afinal, já estava passando pela curva da Boa Esperança.

Juliano viu ali uma possibilidade. Apesar de casado, sempre tivera olhos para a esposa do amigo. Não que desgostasse de Joaquina; mas, convenhamos, a outra era bem mais bonita que a sua. Além disso, já não precisava mais de tanto dinheiro, querendo mesmo era gozar as poucas alegrias desta vida.

Ambos já estavam pela quarta ou quinta dose de cachaça, quando a proposta apareceu: a troca das esposas, com Luciovaldo recebendo, a título de  compensação, dois sacos de farinha e uma medida de feijão. Sem que houvesse brechas para que qualquer um dos amigos desfizesse o negócio.

Para o bem de ambos, a catira foi fechada, faltando apenas o aperto de mãos, assim como se procedia naquele tempo, quando o fio do bigode e a palavra de um homem valiam mais que uma folha de papel assinada. 

Mais eis que justamente no momento definitivo,  Tunicão, avisado por um menino, a mando de Cristiano, chegara para defender a honra de sua filha, dando tiros pra todo lado, correndo com Luciovaldo e o genro, que nunca mais apareceram para fechar o negócio.

Um comentário:

  1. Bom dia . Vc pode seguir o meu blog? Posso te seguir também. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir