sexta-feira, 21 de abril de 2017

UMA ACADEMIA CORJESUENSE

Na noite de ontem, tornei-me um imortal; mas, o melhor de tudo foi ouvir da minha filha: “Papai, você, agora, não morre mais!”. Se aprovada a Reforma da Previdência, creio que isto não seria uma boa ideia... Mas, a Reforma são outros quinhentos. Passemos, então, à Cultura, à Cerimônia de Posse, à Vida.


 Dia tenso. Intenso. Como de costume, antes das seis da matina, já estava de pé. Precisa dar um pulo em Montes Claros, mandar ao prelo meu quarto livro, o terceiro de poesias: O Poeta e Suas Lavras. E a verdade é que a confecção de uma obra está ficando sempre mais cara, além de, financeiramente, não dar grande retorno. Talvez, por isso, todos os escritores já tenhamos na ponta da língua o pensamento de que o maior valor são a documentação da obra e a aceitação do público.


Cabeça doendo, calor infernal, correria sempre. Até que chegasse a noite, havia coisas para resolver, terno para experimentar, soluções a serem inventadas. Mas, eis que era chegado o grande momento. É verdade que havia muita gente na Câmara Municipal, para prestigiar a Cerimônia de Posse dos Confrades da Academia de Ciências, Letras e Artes de Coração de Jesus; ainda assim, os que nos prestigiavam eram bem menos do que desejávamos. E não falo por mim, ou pelo meu ego, mas, pela Cultura, que vem perdendo força, cada vez mais. Faltou maior presença da população, faltaram mais autoridades, não faltou emoção.



Cerimônia rápida, objetiva; deveras emocionante. Certamente que muitos haverão de falar que faltaram estes ou aqueles na nova Academia; outros indagarão que um ou outro não merece a honraria. Mas, tudo ao seu tempo, tudo ao bel-prazer do implacável tempo. Cabe a nós, no entanto, lutar sempre para que a nossa Cultura sobreviva e, sobretudo, que cresça e apareça sempre mais, sem nos preocuparmos tanto com o dinheiro ou as benesses de ser um imortal, mas, com o pensamento altruísta de que, a partir de agora, somos nós, os maiores responsáveis pela promoção e propagação da Cultura corjesuense. E tenho dito!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho que você realiza em prol da Cultura.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  2. #CONGRATULAÇÕES pelo belíssimo trabalho. Sucesso na vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela arte de escrever, pois é vocação, trabalho solitário entre os pensamentos e as letras, mas é solidão
    no caminho da solidariedade. felicidades guerreiro

    João Plado

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Elismar,fico intensamente feliz por ti.

    ResponderExcluir